Kundalini Yoga: kryia para a transformação da energia sexual

Em breve iniciamos mais uma turma de nosso Curso Semanal (saiba mais aqui), onde em 9 encontros, aprofundamos o conhecimento sobre os centros energéticos do nosso corpo. Aproveitamos o post de hoje para trazer alguns exercícios de Kundalini Yoga, que auxiliam no equilíbrio desses centros, os chakras. 

Em nossa cultura, somos ensinados a ver o sexo para o prazer e reprodução, mas, você sabia que ele é uma fonte importantíssima para a moderação de nossa saúde e equilíbrio nervoso? 

A experiência sexual na correta consciência pode dar a você uma experiência divina e de bem-aventurança, mas antes disso acontecer você deve recarregar sua energia e nutrir-se. Os fluidos do sêmen produzido no homem e os fluidos produzidos na mulher possuem alta concentração de minerais e outros elementos que são cruciais para o equilíbrio adequado dos nervos e do funcionamento do cérebro.

De acordo com a tradição Yogui, esses fluidos sexuais, chamados ojas, são reabsorvidos pelo corpo se são permitidos amadurecer e os minerais e elementos nutrientes são levados para o fluido espinal. Usar o seu cérebro sem os ojas é como usar um carro sem óleo, ele é desgastado rapidamente.

O principal uso da energia sexual é reparar e rejuvenescer os órgãos do corpo. Se o corpo é bem abastecido e a nutrição é bem balanceada, o yogui mantém a saúde, potência e interesse sexual durante todo o tempo de vida.  

É comum ver a potência sexual diminuir antes dos 40 anos. A prática que trazemos hoje, vai gerar energia sexual e transmutá-la em ojas para cura e contínua vitalidade sexual.

De acordo com o Kundalini Yoga, os 3 primeiros exercícios ativam o segundo chakra, o ponto do umbigo e a coluna vertebral. O exercício 3 é bom para diminuir tensõese problemas nos ovários. Os exercícios 4 e 5 move a energia do sistema digestivo. O exercício 7 distribui energia do ponto do umbigo passando pelo plexo solar para o centro do coração. O exercício 9 usa o pranayama para abrir os canais psíquicos e mover a energia da Kundalini para os chakras superiores. O exercício 10 usa a energia da kundalini no mantra para projetar a mente para o Cosmos e além da nossa consciência normal material.

KRYIA PARA A TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA SEXUAL

1. Posição da Cobra & Postura da Mesa

KundaliniYoga_CuradoFeminino

Deitada sobre o estômago coloque as mãos embaixo dos ombros com as palmas das mãos. Estique-se em cobra alongando a coluna, levantandoo peito, soltando os ombros e alongando a cabeça. Esticando os braços inspire e levante os quadris em linha reta fora do chão. Expire e volte os quadris de volta ao chão na posição da cobra. Repita por 26 vezes. Relaxe  deitada sobre o estômago por 2 minutos.

Cante ONG na inspiração e SOHUNG na expiração. Isso vai manter o ritmo e ajudar a manter a mente focada.

ONG significa “a consciência infinita e criativa

SOHUNG significa “Eu sou Tu

2. Postura da Vaca

Com as mãos e joelhos, com as mãos na largura do ombro, dedos para frente, joelhos abaixo do quadril, incline a pelve, arqueando a coluna para baixo, pescoço e cabeça alongada para trás. Alongue para frente na expiração, permitindo os quadris e o queixo tocarem o chão. Mantenha a cabeça erguida e os braços dobrados. Inspire de volta a posição da vaca. Repita por 26 vezes.

Continue cantando ONG no movimento para frente e SHOUNG para voltar à posição da vaca.

Passe imediatamente para o próximo exercício.

 3. Levantando a pélvis

KundaliniYoga-CuradoFeminino

Imediatamente sem descansar, deite de costas. Dobre os joelhos e aperte os tornozelos. As solas dos pés ficam no chão próximo dos quadris. Inspire e levante os quadris, expire e relaxe. Repita 26 vezes. Descanse por 2 minutos. Repita mais 26 vezes.

4. Imediatamente estenda as 2 pernas e as levante 18 cm do solo. Comece a respiração longa por 30 segundos. Respire forte. Comece o movimento do pistão com as pernas; traga um joelho para o peito, então o outro com cada inspiração profunda. Continue alternando por um minuto. Inspire e estenda as duas pernas para cima por 5 segundos. Relaxe.

5. Deite de costas. Traga as solas dos pés juntos e segure-os com as mãos. Balance para frente e para traz entre 30 e 45 segundos.

KundaliniYoga-CuradoFeminino

6. Relaxamento profundo por 2 minutos

KundaliniYoga-CuradoFeminino

7. Posição alongada: Deite de costas com os pés juntos

KundaliniYoga-CuradoFeminino

8. Relaxamento Profundo: Relaxe completamente por 5 minutos deixando a energia circular. Depois de 5 minutos volte do relaxamento cantando: “Deus e Eu, Eu e Deus, somos um” 12 vezes, aumentando o tom de voz gradualmente. Então comece a cantar novamente poderosamente. Cante alto saindo do plexo solar. Mantenha os olhos fechados. Não sinta vergonha. 

Finalize inspirando e expirando 8 vezes. Então inspire e segure a respiração, levante as pernas no ângulo de 90 graus por 15 segundos. Desça as pernas e relaxe.

KundaliniYoga-CuradoFeminino

 9. Sequência de Pranayama: Sente-se em Lótus. Use o polegar e o dedo mindinho de uma mão para fechar as narinas alternadamente. Não deve haver quebras nessa seqüência de pranayamas cada um deve seguir imediatamente para o próximo.

a) Inspire pela narina esquerda, expire pela direita. Medite na base na coluna e puxe mulhbanda (contraia a região do períneo e do ânus). Na inspiração imediatamente vibre Sat, na expiração vibre Naam. Continue por1 minuto.

b) Faça a respiração do fogo inspirando pela narina esquerda e exalando pela direita por 15 segundos.

c) Inspire e expire somente pela narina esquerda moderadamente rápido por 15 segundos.

d) Comece a respiração do fogo pela narina esquerda por 15 segundos, então pela narina direita por 15 segundos. Então novamente pela narina esquerda por 5 segundos e então pela direita por 5 segundos.

Para finalizar: Solte as mãos e inspire pelas duas narinas e segure por 5 segundos. Expire segurandocom o pulmão vazio por 30 segundos. Enquanto o pulmão está vazio mentalize o mantra SAT NAAM, visualize o som subindo pela coluna vertebral. Então visualize Sat descendo pelos dois lados da coluna. Então visualize Naan subindo pelo meio da coluna vertebral. Feche a mente para outros assuntos e se concentre. Agora é o momento. Inspire profundamente e expire e repita a visualização mental.

KundaliniYoga_CuradoFeminino

 10. Cante esse mantra:

EK ONG KAAR NAT NAAN SAT NAAM SI REE WHAA-HAY GU ROO

Enquanto canta SAT NAAN e GURU aplique mulbandha. Gradualmente o mulbandha vai ficar mais forte e travado e se tornará fácil sustentá-lo pelo mantra inteiro. Continue cantando por 6 minutos. Finalize inspirando e segurando por 15 segundos. Expire e relaxe.

 RELAXAMENTO: relaxe deitada de costas no chão por 10 a 15 min

Fonte: Livro I AM WOMAN – Essentials kryias for woman in the aquarian age