Eclipse Solar TOTAL Amanhã 21/08/17: o mais observado da história. Veja onde e quando assistir.

Com a chegada de agosto, um novo e raro espetáculo celeste se aproxima: um eclipse solar que escurecerá os céus no próximo dia 21. Nos Estados Unidos, ele será total (quando a Lua cobre completamente o Sol). Aqui no Brasil, porém, ele será parcial e apenas uma parte do Sol ficará encoberta, formando, em algumas localidades, uma meia-lua luminosa. Além disso, o fenômeno só poderá ser visto em estados brasileiros do Norte, Nordeste e algumas partes do Centro-Oeste e Sudeste.

Desde 1979, os Estados Unidos não presenciavam um eclipse como o que vai ocorrer agora. No Brasil, um eclipse total assim só ocorrerá em 12 de agosto de 2045. Amanhã, dia 21 de agosto, essa maravilha da natureza vai voltar a acontecer, mas só será visível em alguns lugares.

O QUE É ECLIPSE SOLAR

 fonte: thoth3126.com.br

fonte: thoth3126.com.br

O eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Planeta Terra e o Sol, formando uma sombra. Esse fenômeno só ocorre duas vezes ao ano, pois a Lua precisa atravessar o plano orbital da Terra.

Especialistas estimam que esse eclipse solar total será o mais observado da história, tendo em vista o maior acessso à informação, o advento das redes sociais, e a melhora nos equipamentos de transmissão. Nos EUA, por exemplo, a Nasa transmitirá ao vivo o fenomêno.

ECLIPSE SOLAR TOTAL

Durante o ápice do eclipse, quando todo o disco solar é encoberto pela Lua, os gases borbulhantes que formam a coroa solar acendem e podem ser vistos com clareza, e isso apenas acontece em eclipses solares totais, já que os anulares não encobrem todo o disco do Sol.

Animais se comportam de forma estranha durante o pico de um eclipse. Na verdade, eles se comportam como se fosse noite, mas logo em seguida, quando os raios solares voltam a tocar o solo, eles voltam à atividade normal. Apesar de ser praticamente imperceptível, a temperatura ambiente também cai durante o máximo de um eclipse solar. Se você estiver em uma grande área plana, é possível ainda enxergar a sombra do eclipse se aproximando de sua região. É uma visão fantástica!

E não é apenas um elipse solar total que poderá ser visto. Nas regiões próximas das áreas de totalidade, observadores poderão presenciar um eclipse solar parcial - quando a Lua encobre apenas uma parte do Sol, que por sua vez ganha uma aparência de Lua Crescente. Quando isso acontecer, você pode usar uma árvore para observar o fenômeno: basta olhar para o chão abaixo dela, e entre as sombras das folhas, você verá pequenas formas de Lua Crescente, ou melhor, de Sol Crescente.

INFLUÊNCIA ENERGÉTICA DESSE FENÔMENO 

Esse é um momento também de muita influência energética. Assim como a Lua influencia as marés dos oceanos, ela também influencia fortemente nossas marés internas. Assim como os animais agem diferente, nossas emoções tem reações diferentes em fortes momentos astrológicos e com as diferentes influências dos astros.

Ainda mais em um eclipse solar total assim, na astrologia se diz que há uma forte alternância de emoções e de padrões em nós. Também se diz ser um momento de muito impulso de transformação ou de desafios emocionais.

Quando estamos com a atenção interna, com consciência em nossos processos em auto-observação criamos um alinhamento interno para que essa influência seja positiva e de impulso de despertar de consciência, força e mudança de padrões e situações antigas que não precisamos mais. Porém se estamos desconectados e desalinhados internamente com nosso Ser e Eu Superior, podemos passar por maiores situações difíceis que vêm também para nos despertar, porém, quando vamos por essa via de desconexão interna, as mudanças podem vir com muito mais dor e sofrimento. 

Esse Eclipse vêm fechando um outro ciclo astrológico forte iniciado no dia 23 de julho, com uma lua nova em leão e agora finalizando com outra LUA NOVA EM LEÃO junto com um eclipse solar. No meio desse período na Lua Cheia também ocorreu um eclipse parcial da Lua. Ou seja, esse é um período de MUITA TRASNFORMAÇÃO e desafios. 

Falarei mais sobre a parte energética dessa Lua Nova em Leão e desse eclipse numa LIVE amanhã às 20h, entre na minha página às 20h e participe, entenda mais sobre esse momento, sobre como desfrutar positivamente desse período, e e ainda faça uma meditação específica para essa Lua e Eclipe, para se alinhar internamente e utilizar esse poderoso e raro fenômeno como um impulso energético de liberação de padrões antigos e início de novos ciclos mais alinhados com sua Essência. Se não pode entrar nesse horário, acesse depois que o vídeo ficará disponível.

ONDE VER O ECLIPSE SOLAR 2017

O eclipse solar total será visível na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos, e no Caribe, algumas regiões da Europa e Ásia. Já no Brasil apenas os estados do Norte e Nordeste, e algumas regiões do Sudeste e Centro-Oeste poderão ver o fenômeno. Ainda assim, os brasileiros só terão oportunidade de ver o eclipse parcial, quando apenas parte do sol fica encoberta.

No Brasil, os lugares mais privilegiados para ver o eclipse solar serão Bela Vista (Roraima) e Macapá (Amapá), onde o eclipse poderá durar cerca de 2 horas. O fenomêno começará às 14h56, em Bela Vista e 16h09, em Macapá. VEJA ABAIXO em que cidades do Brasil será possível assistir e em que horário.

 Fonte: galeriadometeorito.com

Fonte: galeriadometeorito.com

Nos Estados Unidos, vários serão os estados que poderão acompanhar o eclipse total, tais como Missouri, Tenesse, Illinois, Kentucky, Oregon, Idaho, Nebraska, Kansas, Carolina do Norte e Carolina do Sul, Georgia e Wyioming. Estima-se que o eclipse comece no fim da manhã e início da tarde, a depender do estado.

O ECLIPSE MAIS OBSERVADO DA HISTÓRIA

De acordo com especialistas, este será o eclipse solar mais observado da história - seja pessoalmente ou através de transmissões ao vivo! Um evento épico. Observadores que estiverem na trajetória (de 113 quilômetros) onde a sombra do eclipse será projetada, irão ver o Sol escurecendo vagarosamente conforme a Lua entra na sua frente, até que todo o disco solar ficará encoberto pelo disco lunar - momento em que o dia vai virar noite, literalmente!

Os EUA, onde ocorrerá o pico do evento,  estão se preparando de várias maneiras para que as observações desse eclipse solar possam correr da melhor forma possível. Apesar de ainda não ter acontecido, este será um dos eventos astronômicos mais observados da história recente, afinal, não é todo dia que um eclipse pode ser observado em praticamente todo um país... e ainda por cima, um dos maiores - os Estados Unidos.

Nos EUA, parques estaduais e centrais de monitoramento de tráfego já estão se preparando para ajudar todos aqueles que para presenciar a totalidade do evento, irão viajar para locais mais privilegiados. Desde 1979 que um eclipse solar não é visto dos EUA, e o último que cruzou todo o país ocorreu em 1918. Naquela época, a população era bem menor do que a atual, e claro, não haviam redes sociais ou mídia digital, portanto, muitas pessoas sequer sabiam dos eventos que iriam ocorrer. Até mesmo a locomoção era muito mais difícil, já que a frota de veículos era ínfima...

O tão esperado Grande Eclipse Americano (Great American Eclipse) proporcionará aos estadunidenses uma oportunidade única de observação, pois segundo a NASA, qualquer cidadão estará no máximo a dois dias de viagem de um dos locais onde o eclipse poderá ser visto. Muitas pessoas atravessam continentes para observar um eclipse solar... então, viajar no máximo 2 dias de carro parece até uma tarefa fácil... e com certeza vale muito a pena!

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Vale lembrar que em certos momentos do eclipse não se pode observar diretamente o eclipse, sob risco de causar danos permanentes à visão. Também não é recomendado apontar equipamentos, como telescópios, binóculos e lunetas na direção do Sol. Para conferir o fenomêno basta utilizar óculos especiais ou de soldador. SAIBA MAIS SOBRE OS CUIDADOS.

Abraços! E até breve!!!

com amor e reverências, Sri Devi - Gabriele Oliveira