Kundalini Yoga: Kriya para o primeiro chakra

Você já ouviu falar em kriya? Não? Um kriya no Yoga é uma sequência de posturas, respiração e sons que se integram para permitir a manifestação de um estado particular. Quando você faz um kriya kundalini, o resultado de sua repetição é o acesso e domínio a um estado particular, previsto e estabelecido - uma faceta de sua consciência.

A palavra kriya, no Kundalini Yoga, significa ação. Mas kriya não é apenas qualquer reflexo ou ação: é uma açao que conduz a uma manifestação completa - deixa uma semente florir, um pensamento virar realidade, um desejo de tornar-se um compromisso.

É o poder de alma de manifestar-se em cada reino de experiência: o reino da mente, através do pensamento apropriado; o reino do corpo, através do movimento e forma corretos; e o reino da ação, através do poder da vontade de manifestar a criatividade para servir o infinito.

Uma atividade poderosa que usamos em nossos encontros são os kryias do Kundalini Yoga. Nosso curso semanal e a formação vivencial é um processo de autoconhecimento, despertar do poder interior e resgate do feminino com base nos chakras. No post de hoje, mostramos uma sequência de movimentos - kriya - que equilibra o todo mas tem um foco no  primeiro chakra.

Kryia para ter domínio sobre si mesma

1. Deite sob suas costas com os pés juntos. Flexione o pé de frente linear a cabeça

  • a) Faça um círculo firme com a boca e comece a respiração do fogo através da boca
  • b) Continuando com a respiração do fogo, levante as pernas no ângulo de 90 graus e abaixe até o chão, mantendo os pés e dedos flexionados e os joelhos firmes. Movimente-se no ritmo de sua respiração por cinco minutos. Inspire e segure as pernas brevemente. Devagar, vá abaixando as pernas até o chão enquanto você exala. (* a respiração de fogo não deve ser feita pela mulher durante a gestação ou período menstrual *)

  • c)Termine o exercício levantando as pernas de maneira alternada até o angulo de 90 graus. Respirando da mesma maneira mova rapidamente por 2 minutos.

1.jpg

2. Posição da vaca

  • a) Estenda a perna alternada acima e para trás o mais alto possível. Comece a respiração do fogo através a boca com formato circular levantando e abaixando as pernas rapidamente, no ritmo de sua respiração. Continue por 4 minutos.

  • b) Fique sob suas mãos e joelhos. Enquanto você levanta a perna direita para cima e para trás, simultaneamente estenda o braço esquerdo firme e em frente do corpo. Abaixe e levante o braço e perna oposto. Continue alternando os braços e pernas, movimentando ritmadamente com a respiração do fogo por dois minutos. Inspire e expire, e então relaxe sob os joelhos.

3. Posição do sapo

Abaixe em direção aos pés  e pernas afastadas na largura dos quadris. Os calcanhares firmes então levante do chão. Coloque os dedos das mãos entre os joelhos. A face olhando para frente. Inspire enquanto levanta os quadris, mantendo os dedos das mãos no chão, calcanhares levantados, joelhos fechados. Exale, face olhando para frente, joelhos para fora dos braços. Continue movendo ritmadamente e rápido 52 vezes.

3.jpg

4. Sente-se na Posição fácil com o umbigo para dentro e peito para fora. Mantenha o queixo de um jeito que forme uma forte linha desde a base da espinha até o topo da sua cabeça e feche-se nessa postura. Estenda seus braços em 60 graus com as palmas das mãos de frente uma para outra. Mantenha os braços firmes com os cotovelos alongado, sem dobrar. Inspire e extenda os braços até 90 graus, então expire e abaixe os braços até 60 graus. Continue por 05 minutos fazendo uma respiração completa a cada 2 segundos. Entenda os braços firme e alongados até 90 graus então volte para 60 graus.

 Braços em 60 graus - expire

Braços em 60 graus - expire

 Braços em 90 graus - inspire

Braços em 90 graus - inspire

5. Volte para posição fácil. Respire longa e profundamente e medite com a música por 05 minutos.

6. Deite sobre suas costas de barriga para cima com as pernas cruzadas e mãos cruzadas no coração. Relaxe nessa posição e respire longa e profundamente por 05 minutos. (Selecione uma música de elevação e relaxamento.)

---